31 3557-2457

Vasos/Pratos

Na hora de escolher o vaso, leve em conta o porte da planta e o espaço que você tem no ambiente, é muito importe saber que o tamanho do vaso limita o crescimento das raízes. Portanto, quanto maior o vaso, mais espaço elas terão para se desenvolver. Se você colocar uma planta grande em um vaso pequeno, irá prejudicar o crescimento dela. Já se você fizer o contrário, colocar uma planta pequena em um vaso grande, dará a sensação de desequilíbrio e falta de proporção. O uso de pratinhos também requer muita atenção por cauda do acúmulo de água, por isso é bom mantê-los com areia, mas se você não desejar ter essa preocupação hoje temos a opção de fazer a drenagem de duas maneiras:

Com areia: no fundo do vaso coloque uma camada de argila expandida ou pedra brita somente suficiente para não ver mais os furos debaixo do vaso, depois coloque uma camada de areia lavada (areia de construção) suficiente para cobrir as pedras da camada abaixo. Por último, é só colocar uma camada de substrato orgânico e a muda a ser replantada. Lembre-se de preencher o entorno da muda com mais substrato (até a borda do vaso), sendo que, o torrão da muda não poderá ultrapassar a altura da borda do vaso.

Com manta de drenagem: neste método a única diferença é em relação à camada do meio. Ao invés de colocarmos areia lavada, colocamos a manta de drenagem (manta semelhante a de ar-condicionado). Ela pode ser usada no intuito de diminuirmos o peso do vaso, porém vale lembrar que ela tem um período de vida menor que a areia e se errarmos a mão nas regas ela desenvolverá fungo e apodrecerá.

Quando plantamos em vasos com profundidade menor de 15 cm (por exemplo, garrafas PETs e canos de PVC) podemos colocar um pedaço retangular de manta (ou até mesmo de tela) no fundo em cima dos furos e logo acima a camada a terra, já que não há profundidade suficiente para colocarmos as camadas de pedra e areia.


Início



© 2024 | Desenvolvido por Masterix Sistemas